+55 91 3201-7115

EQUIPE

GERMANA MARIA ARAÚJO SALES

GERMANA MARIA ARAÚJO SALES

COORDENADORA

Professora titular (Portaria No. 4979/2019) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), da Universidade do Federal do Pará - UFPA, com atividade docente na Graduação e Pós-Graduação e Pesquisadora 1D do CNPq. Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (1989), Especialização em Investigação Literária na Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), Mestrado em Letras: Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará- UFPA (1997) e Doutorado em Teoria e História Literária na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2003). Na UFPA, exerceu os cargos de Vice-Coordenadora [Portaria No. 2179/2011, período 01/07/2011 a 30/06/2013] e Coordenadora [Portaria No. 3173/2013, período 01/07/2013 a 09/03/2015] do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), tendo participado da implementação do APCN do Doutorado no Programa; e foi Vice-Coordenadora do PROFLETRAS [Portaria No. 4527/2013]. Em relação às posições científicas e de assessoria cumpriu a função de coordenadora do Projeto PROCAD - CIRCULAÇÃO E PRODUÇÃO LITERÁRIA EM BELÉM DO PARÁ: 1850 a 1950(CAPES/UFPA/UERJ, Período 2009 - 2013); coordenou o GT História da Literatura na ANPOLL (2014-2916); foi Presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC, gestão 2014-2015) e membro do conselho da ABRALIC, na gestão (2016-2017). Presidiu a Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP, gestão 2018-2019) e foi representante regional da ABRAPLIP, na gestão (2020 e 2021). Na CAPES foi Coordenadora da Área de Linguística e Literatura (Gestão 2018-2022) [Portaria No. 69 do Diário Oficial No. 66, de 6 de abril de 2018] e membro titular do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) no período 2018-2022. Ocupou o cargo de Diretora de Pesquisa, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP/UFPA) (2015-2024)[Portaria No. 1044/2015] durante os dois mandatos da gestão do Reitor Emmanuel Zagury Tourinho e coordenou o Portal de Periódicos da UFPA (2015-2024). Atualmente é membro do atual conselho da ABRALIC, representante da região Norte na ABRAPLIP e membro associado benfeitor do Real Gabinete Português de Leitura. É a atual Coordenadora da Cátedra João Lúcio de Azevedo, vinculada à Reitoria da Universidade Federal do Pará (Portaria N 3585/2024) e ao Instituto Camões. É coordenadora científica do acordo marco de cooperação entre UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI PERUGIA (ITALIA) PIAZZA DELL UNIVERSITÀ PERUGIA e UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/UFPA (BRASIL). Atua na área de Letras e possui experiência em Literatura, com ênfase na História da Literatura, História do Livro e da Leitura, ensino de Literatura e Literatura Portuguesa, com destaque nos seguintes temas: comércio de livros; estudos do romance; crítica ao romance, literatura e direitos humanos e literatura e sociedade. Publicou capítulos de livros, artigos e organizou coletâneas de livros.


TÂNIA MARIA PEREIRA SARMENTO PANTOJA

TÂNIA MARIA PEREIRA SARMENTO PANTOJA

COORDENADORA-ADJUNTA

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). É docente do ensino superior (Associado 4) da Universidade Federal do Pará atuando na Graduação e na Pós-Graduação. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em narrativas de resistência produzidas nos séculos XX e XXI. Desenvolve pesquisa nos seguintes tópicos conceituais: narrativa de resistência, narrativa pós-ditatorial, metaficção historiográfica, testemunho e suas relações com a distopia, a violência, a catástrofe. Desenvolveu estágio pós-doutoral na Universidade de Lisboa com pesquisa sobre os trânsitos sefarditas e a resistência cultural nas literaturas brasileira e portuguesa (2019-2020). Foi Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC (2014-2015). É Bolsista Produtividade em Pesquisa - CNPQ (CALL 2). Atualmente é Diretora do Instituto de Letras e Comunicação, da UFPA (2022-2026). Líder do Grupo de Pesquisa NARRARES - Estudos sobre Narrativa de Resistência.


MARIA LUCILENA GONZAGA COSTA

MARIA LUCILENA GONZAGA COSTA

CONSELHO

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Estudos Literários (UFPA). Especialista em Estudos Culturais da Amazônia (UFPA) e em Linguística do Texto - Descrição do Português (UFRJ). É Professora de Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Pará (UFPA), com atividade docente na graduação e pós-graduação (PPGL, PPGEL e PPGEDUC) e atividade administrativa como Pró-reitora de Ensino de Graduação PROEG/UFPA. É conselheira da Cátedra João Lúcio de Azevedo (UFPA), vinculada ao Instituto Camões (Portugal) por meio da qual publicou o livro Laços Luso-Paraenses na Imprensa Oitocentista (Ed. UFPA - Instituto Camões - Portugal). Coordena o Projeto de Pesquisa intitulado Avante, Mulheres!: Estudos Historiográficos sobre Mulheres, Escritoras e Literatura; o Projeto de Extensão Avante, Mulheres!: Interseccionalidades de Gênero, Sexualidade e Educação no Campus Universitário do Tocantins/Cametá; o Programa de Extensão/PROEXIA "Entre Letras: do mundo das letras para as letras do mundo" e integra o Subprojeto do PIBID "Alfabetização e Letramento na Educação Básica: Da Formação de Professores à Formação de Leitores". É presidenta da Comissão para Equidade de Gênero da Universidade Federal do Pará; vice-presidenta do Fórum de Dirigentes da UFPA. Compõe o Conselho da Editora da Universidade Federal do Pará (Edufpa). Atua nos seguintes temas: História e Memória da Mulher; Feminismo; Educação e Representação da Mulher na Literatura, Literatura, Memória e Identidade, Literatura Comparada, Relações Luso-Paraenses Oitocentistas.


ESEQUIEL GOMES DA SILVA

ESEQUIEL GOMES DA SILVA

CONSELHO

É Doutor em Letras/Literatura e Vida Social, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde também obteve o título de Mestre. Graduou-se em Letras/Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, na Universidade Federal de Viçosa. Desenvolve pesquisa com fontes primárias: crônica, crítica teatral e romance-folhetim. É professor de Literatura da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Abaetetuba. Nesta unidade acadêmica, atualmente exerce as funções de Vice-Diretor da Faculdade de Ciências da Linguagem e Coordenador do curso de Letras/Língua Portuguesa.


THOMAS MASSAO FAIRCHILD

THOMAS MASSAO FAIRCHILD

CONSELHO

Possui Bacharelado (2002) e Licenciatura (2003) em Letras-Português pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação (2004) e doutorado em Educação (2007) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Língua Portuguesa, leitura, escrita, análise do discurso.


FERNANDO MAUÉS DE FARIA JÚNIOR

FERNANDO MAUÉS DE FARIA JÚNIOR

CONSELHO

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1991) e em Letras - Português pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo / Universidad de Zaragoza (2009) e pós doutorado na Brock University (Canadá, 2015). Desde 2002 é professor da Universidade Federal do Pará, atuando em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, coordena o projeto de pesquisa "Literatura antiga para gente nova: a leitura de obras anteriores ao século XIX por jovens do século XXI", ministra disciplinas de Literatura Portuguesa na graduação e Literatura e Ensino na pós-graduação e é vice-coordenador do Mestrado Profissional em Letras da UFPA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa e Formação de Professores de Língua Portuguesa / Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura medieval e clássica portuguesa; Romantismo português; romanceiro tradicional ibérico; formação de professores; ensino de literatura.


MARLI TEREZA FURTADO

MARLI TEREZA FURTADO

CONSELHO

Possui graduação em Licenciatura Em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1977), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura da Amazônia, obra de Dalcídio Jurandir, literatura e ensino.


MICHEL SILVA GUIMARÃES

MICHEL SILVA GUIMARÃES

CONSELHO

Professor Adjunto de Literatura na Universidade Federal do Pará, ILC-FALE, campus Belém. Doutor (UFBA, 2020) e Mestre (UFBA, 2015) em Literatura e Cultura. Especialista em Tradução da Língua Espanhola (Estácio, 2016). Graduado em Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna-Espanhol (UFBA, 2013). Foi professor de Dramaturgia na UNEB, Campus VII (2018-2023). Autor das obras "A Odisseia de César Brie: quadros do êxodo boliviano" (CRV, 2022) e "César Brie e seus duplos: por uma dramaturgia reinventiva" (CRV, 2022). Coorganizador do inédito "O Ciclope de César Brie" (Editora Aiê, no prelo). É conselheiro da Cátedra João Lúcio de Azevedo (Instituto Camões), sob coordenação da Prof. Dra. Germana Maria Araújo Sales, na área de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (2024-2026).Tem especial interesse nos estudos das Teorias e Críticas Literárias e da Criação Literária, com ênfase na Teoria do Drama, na Criação Dramatúrgica e na Dramaturgia Negra. Dedica-se, ainda, a pesquisar a poética do dramaturgo César Miguel Brie.


FLÁVIA OLEGÁRIO PALÁCIOS

FLÁVIA OLEGÁRIO PALÁCIOS

CONSELHO

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA) - 2009. Mestra em Arquitetura e Urbanismo, na área de Conservação e Restauro, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) - 2011. Doutora em Ciências pela UFPA - 2015. É docente da Faculdade de Conservação e Restauro (FACORE/ITEC/UFPA), do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio Cultural (PPGPatri/UFPA), no qual atualmente é coordenadora. É pesquisadora do Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação (LACORE/UFPA). Tem experiência na Área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conservação e Restauração, atuando nos seguintes temas: tecnologia da conservação e da restauração, patrimônio industrial; arquitetura de ferro; bens móveis e integrados em metais; memória e preservação de monumentos e acervos históricos metálicos; alterações em metais; mineralogia aplicada; intemperismo tropical.


ANDRÉA SILVA DOMINGUES

ANDRÉA SILVA DOMINGUES

CONSELHO

Possui Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina, realizado no Programa de Pós-graduação em História (2022) e pós-doutoramento pela Universidade Estadual de Campinas no Laboratório de Estudos Urbanos - LABEURB (2016). Doutorado em História: História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Mestrado em História: História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999). Graduação em Letras - segunda Licenciatura (2021) pela Ítalo brasileira. É professora efetiva do Curso de Letras Língua Inglesa, professora permanente e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário o do Tocantins - Cametá; professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal do Pará. Coordena o grupo de pesquisa Discurso, Sentido, Sociedade e Linguagem (DISENSOL); é membro e pesquisadora do grupo de pesquisa Quilombos e Mocambeiros: história da resistência negra na Amazônia (QUIMOHRENA), ambos vinculados a UFPA - CUNTINS -Cametá. Integra a equipe do projeto RedeBRASIL de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde à Ciência Cidadã: ações estratégicas de informação, educação e comunicação frente à Covid-19 e outras síndromes respiratórias agudas graves (SARS). Participa como membro da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, da Associação Brasileira de História Oral e do Laboratório Vivas (coletivo de mulheres da Amazônia Tocantina). Desenvolve e orienta projetos de pesquisa com foco em Educação Popular, Currículo, Discurso e Memória com as comunidades tradicionais da/na Amazônia Tocantina e Educação, Saúde, Comunicação e Saberes tradicionais com comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas da Amazônia Tocantina, abordando questões como Cultura afro-brasileira e indígena; Língua e Ensino; História e Sociedade; Cultura e Sociabilidade; Cultura e Natureza; Saberes tradicionais, Interculturalidade, Decolonialidade; História, Educação e Movimentos Sociais. Tem experiência na área de Educação, História Social, Análise de Discurso e Projetos Educacionais de Graduação e Pós-graduação.


ROSÂNGELA MARQUES DE BRITTO

ROSÂNGELA MARQUES DE BRITTO

CONSELHO

Artista Visual, desde 1988. Exposições individuais e coletivas. Graduação em Arquitetura pela Universidade Federal Pará (UFPA), em 1988. Mestre em Educação: Ensino Superior e Gestão Universitária pela Universidade da Amazônia (UNAMA), finalizado em 1998. Especialista em Inter Relações Arte Escola pela UFPA, entre 1994 -1995 e a realização do curso de aperfeiçoamento em Docência do 3 Grau realizado na UNAMA, entre 1991 - 1992. Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/MEC) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCT), cursado no período de 2007-2009. Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia (PPGA) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA, cursado entre 2010 - 2014.Realizou o Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO/MAST, sob a supervisão da Prof.Dr.Diana Farjalla Correa Lima, tema Informação em Arte, no período de agosto de 2021 até julho 2022.Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), desde 1996, lotada no Instituto de Ciências da Arte (ICA), no Curso de Artes Visuais, modalidades Licenciatura e Bacharelado da Faculdade de Artes Visuais (FAV). Associada, Nível 4 , a partir de 8 de fevereiro de 2024 (Portaria n 2348/2024). Ingressa como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes do ICA/UFPA, a partir de outubro de 2017 associada a linha 3, Memórias, História e Ensino de Artes. Docente do Mestrado Profissional - Prof - Artes da CAPES/MEC, na área de concentração em Ensino de Artes, curso de estrutura semipresencial e organizado em rede, participando pelo programa da UFPA. Exerceu o cargo de Diretora da Faculdade de Artes Visuais, biênio 2014-2016, conforme portaria n 5031/2014. Em, 2019, exerceu o cargo de Vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes, conforme portaria n 1723/2020, em conjunto com a coordenação do Dr. Jose Afonso Medeiros Souza. Criação em 2017, com Dra. Marisa de Oliveira Mokarzel, do Grupo de pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia, certificado pela UFPA e cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Atuou até 2009, como Técnica em Assuntos Culturais da Fundação Cultural do Pará (Fumbel) da Prefeitura Municipal de Belém lotada no Museu de Arte de Belém; exerceu o cargo de diretora do Museu de Arte de Belém da Fundação Cultural do Município de Belém no período de 1996 - 1997. Assim como, no âmbito da gestão museológica atuou no cargo de direção do Museu do Estado do Pará e do Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria Executiva de Cultura do Estado do Pará no período de 1998 - 2006.Filiada 2007 ao Conselho Internacional de Museus(ICOM). Associada a Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), desde 2009, vinculada ao Comitê de Patrimônio, Conservação e Restauro, exerce o cargo de representante do Comitê desde 2021.Também, tem vinculo com a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), desde 2012.Fez parte do Comitê de Patrimônio e Museus(2019-2020). Na gestão da ABA, 2021-2022 foi representante regional da ABA do estado do Pará no Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro.Gestão 2021-2024, integra o Conselho de Administração do Conselho Internacional de Museus(ICOM) representação brasileira, ICOM-Br. Gestão 2024-2027 faz parte do Conselho Consultivo do Conselho Consultivo de museus(ICOM) representação brasileira, ICOM-Br.Realiza pesquisa sobre os temas: Acervo/Coleções de Artes Visuais(Moderno e Contemporâneo); Preservação do Patrimônio Artístico; Ensino/Aprendizagem em Artes Visuais; Museu de Arte/ Musealização, informação em Arte.


Contato
  • Universidade Federal do Pará
    Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto
  • Rua Augusto Corrêa, 1, Belém, PA - CEP 66075-110
  • cjla@ufpa.br
  • +55 91 3201-7115

Fale Conosco

© 2024 . «Cátedra João Lúcio de Azevedo». Todos os direitos reservados